sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Pra quem acha que falar muito de Deus é ser espiritual


Desconfio de que aqueles que MAIS FALAM SOBRE DEUS, que mais estudam sobre Deus, que mais pensam sobre Deus, são os que menos acreditam em Deus, os que menos “experimentam” Deus, os que menos “sentem” Deus.
Daí a necessidade de falar tanto sobre Deus, de pensar tanto sobre Deus, de estudar tanto sobre Deus: no fim, são como asmáticos que menos dispõem de Ar para respirar, e que, por isso, são os que se ocupam (gastam) grande parte do tempo, da vida, racionalizando sobre Deus.
Nesse sentido, é preferível para qualquer religioso ouvir os poetas do que os pastores, teólogos, padres, pois tenho a nítida sensação, de que os que mais “experimentam” Deus, são os que menos consegue explicar, sistematizar, teologizar sobre Deus.
O Deus dos poetas, ao contrário dos teólogos e religiosos, não cabe em caixa “conceituais”, definidoras e limitadoras do “objeto” de estudo e culto chamado “Deus”.
Os poetas, eles sim é que são sábios, pois sabem que Deus não pode ser capturado por nossas “correntes” de palavras. Não, o Deus dos poetas, dos místicos transcende qualquer abstração, racionalização.
Grande parte da “morte” de Deus, passa pelos próprios religiosos: ao tentar racionalizar a experiência “irracionalizável”, teologizar o mistério, compreender o absurdo - em outras palavras, capturar o “vento” - caíram na armadilha moderna, pós iluminista, de eleger a razão, o novo senhor e rei absoluto da vida humana, agora também, da religiosa.
Pobres dos religiosos que acabaram “matando” e “enterrando” “Deus”: agora, não passa de um mero “objeto” de museu, de um mero “objeto” decorativo, totalmente desnecessário, pois nivelou “Deus” a categoria de passivo a racionalização humana, esquecendo, que os humanos modernos, não precisam mais Deus, pois eles agora tem como “senhor e salvador” de suas vidas, a Razão, colocando ela acima até do próprio Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!