sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Por que é tão ridículo ter fé em si mesmo?


Uma das piores modas hoje em dia, é a de dizer que se acredita em si mesmo, que tem fé em si, que só confia em si mesmo. Por trás dessa “modinha” – que é estimulada e vendida (literalmente) pelos canalhas da autoajuda – está fundamentadamente, o humanismo niilista, que destruiu “Deus”, colocando em seu lugar o homem. Agora, deuses são os humanos, que passam acreditar serem autossuficientes.
Nada mais patético do que acreditar em si mesmo. Chesterton (1874 – 1936) pensador cristão, faz uma interessante analogia do homem moderno, que acredita em si, com o louco: segundo ele, o lugar que mais teria pessoas que não acreditam em nada, só em si mesmos, seria o manicômio, ou seja, para estas, se há alguma coisa de errada é o mundo, e não elas mesmas.
Dostoievski (1821 – 1881), outro peso “pesado” dos grandes pensadores, em suas obras, demostra o quanto alguns de seus personagens acabam caindo no ridículo de proclamarem a razão, como salvadora do homem. Segundo o que percebo em suas obras, o homem sábio é aquele que se vê (reconhece) perdido em si mesmo, pois entende a dimensão do que é deixar, negando os valores verticais (transcendentais) passando a se orientar, acreditar e esperar, nos valores niilistas horizontais.
O que quero dizer, claramente, é que o homem não tem salvação a partir do momento em que passa a acreditar em si, na razão, na humanidade, na ciência, pois, a humanidade é um projeto moderno em decadência que já deu errado, basta olhar a nossa história (nunca se fez o mal tão eficazmente, como, com a ajuda da tecnologia e ciência). Agora sem Deus, sem uma referência Absoluta, estamos entregues a nossa insuficiente e frágil razão, onde é cada um por si e a "Razão" por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!