sexta-feira, 19 de agosto de 2016

O problema de "esperar dias melhores"


“VIVEMOS ESPERANDO DIAS MELHORES...” diz a música – muito bonita – do Jota Quest. O problema de esperarmos por “dias melhores”, é que, nem a vida e nem o tempo esperam por nossa espera, pois a vida é isso ai que acontece contigo agora, enquanto você lê, por exemplo, esse meu texto.
A vida não “dá um tempo”. Não para pra você planejar, pensar, escolher e decidir. A vida é o que acontece enquanto eu e você fazemos planos para ela – planos de “dias melhores”, “dias que não deixaremos para trás”.
O relógio da vida, do tempo, não pode ser parado, nem – o que pode ser pior – ser retrocedido: não podemos voltar no tempo e mudar o que nos “aconteceu”, nesse sentido, o passado é mera ilusão, lembrança do que já foi e não voltará mais, “respirando” por um pouquinho mais de tempo, com a ajuda de “aparelhos” frágeis e efêmeros demais: nossas memórias.
O tal do “vivemos esperando dias melhores” é uma idealização da vida, que raramente acontece, e quando acontece, não acontece do jeito que pensamos, ou seja, o futuro, assim como o passado, escapa de nossas mãos.
Claro que não estou dizendo aqui, para se viver com irresponsabilidade – embora esteja dizendo um pouco –, pois necessitamos de um mínimo de organização, de planos e objetivos, mas daí querer fazer da vida que é o que acontece no presente, uma tão somente ponte para o futuro, pode ser mais irresponsabilidade ainda: não temos garantia de um futuro, no estrito sentido, o futuro também não existe, e pode nunca vir acontecer, pelo simples fato de podermos morrer “agora”.
Mas o que é a espera e planejamento do futuro, se não um postergar, de certa forma, a vida no presente? Nesse sentido, podemos ou viver na realidade “dada” na vida – aquilo que está nesse momento em curso, acontecendo – ou vivermos a ilusão de uma espera por um futuro melhor – mesmo que não saibamos ao certo, que “futuro melhor” é este.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!