sábado, 6 de julho de 2013

Etimologia das expressões: "Quem em boca VAI à Roma" ou "Quem tem boca VAIA Roma"?


Durante os primeiros séculos depois de nosso "Jesus cristin", o Império Romano era considerado a maior potência mundial, tipo, EUA hoje. Era de Roma que vinham as principais influências religiosas, culturais e financeiras. Porém, como diz o conhecido ditado popular: “tudo que sobe desce”, o colossal Império Romano foi "pras cucuia" (depois explico este ditado também, mas de antemão, digo que vem lá da terra de mau mano Eduardo Medeiros).

A ruína foi provocada principalmente, segundo vários historiadores, por grandes inflações promovidas por imperadores, enfraquecendo a moeda corrente e a acumulação de capital pelos mesmos e consequentemente, a baixa das condições financeiras do Império. Nessa época, acertadamente, todos que se indignavam com as formas de governo imperial vaiavam Roma.

Hoje, na nossa cultura, é comum vermos pessoas dizendo, equivocadamente: “Quem tem boca vai a Roma.” É um adágio que tem seus méritos. Eu mesmo, nos tempos de pregador do evangelho, dizia que a origem estava na Bíblia, pois o apóstolo Paulo só foi levado à Roma para ser julgado, e dali disseminar as boas novas do cristianismo, porque em determinado momento abriu a boca e disse que era cidadão romano, mas esta é outra história, para um outro por do Sol.

A interpretação errada tem lá seus fundamentos pois, valoriza as pessoas esforçadas e que não se envergonham de perguntar, afinal, quem pergunta e questiona consegue ir aonde bem quiser, não só à Roma. Todavia, não podemos deixar de dizer que a forma correta desse ditado é: “Quem tem boca vaia Roma.” É justamente isso que as pessoas faziam em relação aos “deslizes” dos imperadores e as formas de governo que definhavam o império: vaiavam Roma.

Quero usar esse ditado para chamar a atenção para a nossa cultura: O que teríamos que vaiar hoje? Aliás, o povo tem saído às ruas e não só tem vaiado, também tem gritado, lutado e destruído e exigido seus direitos. Bem que poderíamos usar um novo slogan para nossos cartazes feitos de papel, que é o seguinte: Quem tem boca "vai" ao Brasil, ou melhor, quem tem boca vaia o Brasil. Melhor do que aqueles tirados das propagandas de whisky "O gigante acordou"

Etimólogo cético, Edson Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!