sábado, 23 de junho de 2012

A opinião sincera de um ex-crente e atual ateu sobre a bíblia “sagrada”




Por: Marcio Alves


Chegou a hora de dar o último, o principal, porém, delicadíssimo passo, rumo à desconstrução total dos dogmas pétreos do Cristianismo ortodoxo.
Eu quero declarar em alto e bom som, minha mais sincera e transparente aversão a palavra dita de Deus.

Palavra esta que se for “literalmente literalizada”, muitos dos seus episódios “ocorridos”, torna Deus em um grande Ser desprovido de inteligência e amor.
Pois se não, vejamos:

Conto da desobediência humana, (Adão e Eva) sendo uma alternativa dada por Deus? Se for escolha, logo se segue que não deveria isto, levar o Senhor a amaldiçoar o homem, aja visto, Ele próprio ter decidido dar livre arbítrio para o mesmo. Como pode ser livre, se foi, é, e será punido?

Outro episodio que para mim é muito mais uma fabula do que realidade, embora o evento em si, seja factual, pois é constatado pela ciência que realmente houve um dilúvio, porém, as inúmeras estórias que são em diversas culturas contadas e recontadas, não passam de fabulas, ou será que imaginamos uma real possibilidade do “perfeito deus” ter de fato se arrependido de criar o homem, e, depois que o destrói, volta a se arrepender de novo, só que desta vez, por haver destruído o homem?

E a dramática e desumana estória (com “e”, e não com “h”) de Deus pedindo para Abraão sacrificar o seu único filho Isaque, como se fosse um animal, por causa de um estúpido teste, para saber se no final das contas, ele amava mesmo ou não Deus?

Oras, se isto for lido literalmente, nós temos um problema grave, pois isto revelaria um deus sádico, cruel e desumano, ou então, um Ser desprovido de inteligência e conhecimento prévio do futuro, pois não sabia Ele que é justamente “onisciente”, que Abraão o amava de verdade?
Então porque Ele precisava testar este amor?

E o caso lamentável de orgulho e exibicionismo da mais pura vaidade divina, que por causa de uma acusação inverídica do diabo, o soberano, déspota e arrogante “Deus”, resolve apostar com a vida de Jó, como se fosse um brinquedinho divino, que no final de tudo ainda, depois de delegar ao diabo poder total sobre Jó, que foi brutalmente destruído, tudo que tinha, não somente os bens materiais, mas também todos os seus filhos, ficando numa doença miserável, encontra-se com o criador, e vai simplesmente desabafar com Ele, e é, por isto, injustamente e duramente acusado pelo mesmo soberano, de disputar com Ele, quando nada sabe e nada entende?
Mas como haveria de entender, se nada viu e soube, e nem ainda se quer ficou sabendo, nem foi muito menos avisado?

E as dezenas de relatos das guerras e destruição, cometidos pelos Israelitas em nome de Deus?
Como explicar os genocídios e infanticídios que foram todos causados, por uma “motivação divina”, em que o povo Israelita se achou no direito, pois eram os escolhidos, em nome de Yavé, exterminar todos os outros povos em seu redor?

Percebe-se que é esta literalidade, glorificada e defendida com unhas e dentes pelos “guardiões da reta doutrina”, que precisamos jogar na lata do lixo, se ainda desejamos ler a bíblia sem repulsa e indignação, apenas contemplando com os olhos da alma, as suas belas e significativas metáforas, mitos e fabulas.

Mas não! A bíblia é colocada no mais alto pedestal, onde é idolatrada pelos evangélicos, tida como sagrada e reverenciada, igual ou até mesmo mais, do que o próprio Cristo ou/e Deus, podendo ser questionado tudo, menos a tal da “inspiração” e “inerrância” divina dos textos canônicos, tido como literais, daí a expressão ser mesmo o fundamentalismo xiita e talibanês dos crentes.

Mas não para por ai o meu ódio em relação à pretensa “palavra de deus”, tida como verdade absoluta do Cristianismo. Pois também no novo testamento, encontro mandamentos que são contrários a vida, como por exemplo, a demonização do corpo em favor da exaltação da alma, sendo tudo aquilo advindo e para o corpo, estigmatizado e considerado pecado, mas aquilo que for para alma é santo e puro!

Um deus avesso a vida, a alegria, a diversão e o mais delicioso prazer, com a promessa fantasiosa e alienante, de uma vida melhor no além, para o descanso da alma, mas em compensação em oposição ao corpo, que na linguagem cristã, para nada presta.

Sendo a liberdade humana restringida e limitada pelos cabrestos auto-impostos pelas inúmeras regras e mandamentos, como se a vida se resumisse a um mero comprimento de normas cinzentas e anti-alegres, onde o gozar o prazer na carne é o maior pecado, mas se esquecem que o que temos neste mundo é justamente o nosso corpo, e é com ele que podemos contar e devemos valorizar cada momento de nossa efêmera vida, não abrindo mão de nossa atual existência, por uma recompensa futura no céu que talvez não exista, e que seja apenas uma manobra política do império romano, para anestesiar o povo oprimido de sua época.

Falar em império romano, não é muito estranho ser justamente isto, que Jesus nos evangelhos, vai mais apoiar e incentivar, um total abandono por vingança, e um amor e perdão incondicional dado por aqueles que nos oprimem e nos tiranizam, ser direcionado a um povo pobre, injustiçado e indefeso pelo poder político do império?

Lembrando que o novo testamento como conhecemos hoje, foi justamente juntado e acabado pelo imperador Constantino, que talvez, pode ter adulterado muitas coisas nos mesmos, tentando levar vantagem sobre a massa oprimida por ele.

Pois sem duvida alguma, de todos os ensinamentos dados por Jesus, o mais estranho é o de amar incondicionalmente os inimigos, tiranos e assassinos, pois mesmo que se consiga tal atitude desumana, as pessoas seriam anestesiadas e impedidas de lutar, se preciso for, com suas próprias vidas, em pró de uma vida mais justa, e contra a opressora tirania.

É muito argucioso e pura esperteza mesmo, se de fato Constantino inventou e colocou na boca de Jesus, o sermão da montanha, pois tal ensinamento é uma apologia total em favor dos oprimidos, fracos e marginalizados, oferecendo aos mesmos, uma anestesia paralisante de revolta contra suas situações, sendo os mesmos levados a entender que aquilo justamente é o passaporte seguro para uma vida feliz no paraíso, mas lembrando, não é para aqui, sendo somente quando morrer, ou seja, domestica e inibi qualquer vontade de lutar contra a opressão.

Em fim, eu odeio este lado nefasto da bíblia, porém as suas profundas, significativas e ricas metáforas, fábulas, poesias, símbolos e estórias, minha mais verdadeira devoção!

Texto escrito e postado originalmente, por mim, no blog: http://cpfg.blogspot.com.br/2010/05/abominacao-sagrada-da-biblia.html     em 25/03/2010 

Com o titulo: A abominação “sagrada” da bíblia

Postagem esta que alcançou a incrível marca de 496 comentários, sendo até hoje a postagem mais comentada de todos os tempos daquele blog! Vale apena acessar e ler os comentários feitos nesta postagem!

13 comentários:

  1. Graça e Paz,

    Chegará um dia em que o Espírito Santo encherá o seu coração e verás que Jesus não é religião... Ele é SALVAÇÂO!

    Que Deus te abençoe ricamente!!!

    Att: Pb. Marcello

    ResponderExcluir
  2. Prezado Marcello

    Interessante notar que a moda agora nas religiões, principalmente a cristã, é dizer que a sua determinada religião não é religião.

    Mas ai eu pergunto:
    No cristianismo não tem templos, cultos, hierarquia de cargos eclesiasticos, doutrinas, dogmas, crenças, um livro sagrado e rituais?
    Só falta agora o religioso dizer que não acredita também em deus. rsssrsr

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Você já pensou, Marcio, que se os teístas desaparecerem não haverá mais necessidade de ateístas?

    Logo, o ateísmo é uma reação à afirmação conceitual teística.

    Para ser o “o que pensamos ser hoje” necessitamos de negar o que fomos, um dia, na aurora de nossas vidas?

    ResponderExcluir
  4. LEVI, toda a existencia é como uma moeda, sempre tendo os dois lados que na verdade são sempre duas metades que não se anulam, mas se completam, inclusive, o que somos hoje passa necessariamente pelo que não somos, ou seja, não somos apenas o que "somos", mas também o que não somos.

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Pelo que percebo, voce continua como Adão, culpando Deus, culpando Eva...menos voce. Livre arbitrio é poder de escolha, por ser um Deus Criador e Justo. Não estavam no jardim por imposição, mas por escolha. Podiam comer ou não comer. Avisados foram,... porque o dia em que comerdes, certamente morreis. Escolheram dar ouvidos, ao mentiroso, pai da mentira do que ao Pai Criador. Então hoje temos uma escolha, um caminho: Jesus Cristo, e fora dele não há outro. Imagine se Jesus Cristo, o filho de Deus, desistisse da sua missão, aqui? Quando foi perseguido pelos fariseus, quando lhe retrucavam por falar no amor de Deus por nós? Imagine se ele desistisse da cruz, parasse e nos mandasse todos "para o inferno". Quando vejo atitudes e perseguições daqueles que deveriam me apoiar, e demonstrar amor por mim, tenho vontade de mandar tudo pros quintos do inferno. Mas quando lembro das palavras de Jesus, que no mundo tereis aflições, mas tende bom animo, porque Eu venci o mundo, acho forças para continuar. Sei que um dia Ele me disse: conto contigo para fazer a diferença nestes ultimos dias. As perseguições e a perseverança em meio a tanta crise, me fazem enxergar melhor. No fim, sou como Jó:...pois sei que meu Redentor Vive, e se levantara e me dara a vitoria. Não posso amar a minha vida, mais do que o chamado que Ele tem comigo. Sinto muito por voces. Sei o que passaram. Mas espero não morrer pelo caminho...Desejo sim, ve-lo face a face. E esta é a minha esperança...

    ResponderExcluir
  6. Sempre fiquei chocada com as histórias do VT.O Deus que aparece lá nem parece um deus, mas sim um mortal cheio de defeitos como todos nós, só que com super poderes.Já no NT tem a questão que você abordou mesmo: temos que ignorar o nosso corpo, ignorar que somos humanos, afinal, somos a coisa mais suja que existe!No NT Jesus fala de amar ao próximo, mas, se estudarmos bem as escrituras, veremos que o amor ao próximo é o menor mandamento que existe.Veremos que o mais importante é abdicarmos de todos os prazeres e levarmos uma vida infeliz por amor a Deus.Prova disso é que em alguns versículos dizem que, se alguém não crer na Bíblia, não devemos recebê-lo em nossa casa e nem o cumprimentarmos.Acho muito estranho.Isso sem contar com a desassociação, praticada pelos Testemunhas de Jeová contra os seus próprios membros e justificada biblicamente.A Bíblia tem belas histórias, lindas lições, mas também é um livro cruel e se ela de fato for a Palavra de Deus, estamos perdidos.
    Lua.

    ResponderExcluir
  7. concordo com o texto...não sei sinceramente se é tudo mito ou verdade, mas o livro é uma coletânea de atrocidades, ignorâncias, injustiças, fanatismos e todos ainda assim dizem amém...

    ResponderExcluir
  8. É preciso ter muito cuidado com a leitura da Biblia, pois é um livro que pode alienar as pessoas, elas perdem noção da realidade, muitos se isolam do mundo real e do convivo social, por causa desta profecia escrita por homens, que hoje, eu duvido até do caráter desses escritores. A Bíblia é um livro que repudia o mundo: ''Não ameis o mundo''. ''o mundo jas no maligno'' " As pessoas ficar paranoicas mesmo. Foi crente por 11 anos

    ResponderExcluir
  9. NEM CONSEGUI LER TANTA BABOSEIRA...PRIMEIRO: O HOMEN NUNCA TEVE TANTA OPORTUNIDADE DE ADORAR VERDADEIRAMENTE A DEUS DO QUE AGORA...ANTES, ELE ERA CONDICIONADO A ADORAR, AGORA ELE ADORA POR OPÇÃO. VOCE PODE OPTAR EM SER SERVO DE SATÃ, OU SERVO DE DEUS. PORQUE A PROPRIA PALAVRA DIZ QUE OS VERDADEIROS ADORADORES O ADORARÃO EM VERDADE E EM ESPIRITO...ASSIM COMO A TERÇA PARTE DOS ANJOS E SEU CABEÇA ERAM FALSOS ADORADORES. POR ISSO SOMOS PROVADOS, E SE SUPORTARMOS, SEREMOS COMO JÓ: APROVADOS, OU PODEREMOS SER REPROVADOS...O PRUMO DE DEUS É A PALAVRA...E NOSSA VIDA ESTA DE ACORDO??? PODEMOS CULPAR DEUS E SER CONDENADOS, OU SIMPLESMENTE NOS PROSTARMOS E RECONHECERMOS NOSSA MISERIA ESPIRITUAL, SUPLICARMOS MISERICORDIA, SER JUSTICADO PELO SANGUE DO CORDEIRO DE DEUS, SEU FILHO UNICO MORTO NA CRUZ DO CALVARIO DA PIOR FORMA POSSIVEL POR NÓS, SERMOS LIVRES E ALCANÇAR A SALVAÇÃO. NÃO VEJO MISTERIO NENHUM. PARA MIM ESTA TUDO BEM E MUITO CLARO. PORQUE ESTOU NA LUZ, E NÃO NAS TREVAS DA IGNORANCIA E ARROGANCIA.

    ResponderExcluir
  10. PELO AMOR DE DEUS!!! OUTRA BESTEIRA, DEMONSTANDO TOTAL DESCONHECIMENTO E ENTENDIMENTO DA PALAVRA DE DEUS...
    - NO TEMPO DE ABRÃO, ERA COMUM EM OUTRAS TRIBOS O SACRIFICIO DE CRIANÇAS AO DEMONIO MOLOQUE. RECENTES ESCAVAÇÕES CHEGARAM A ENCONTRAR EM UM UNICO TERRENO, OU CAMPO VINTE E TRES MIL ESQUELETOS DE CRIANÇAS SACRIFICAS A MOLOQUE, QUE ERA O deus DAQUELA GENTE.DEUS DISSE A ABRÃO:..NÃO FAÇA TAL COISA, NÃO DANIFIQUES O MENINO...ATÉ MESMO PARA MOSTRAR AO POVO DE ISRAEL, QUE ESTE TIPO DE COISA NÃO ERA DO AGRADO DE DEUS, ALIÁS, ATITUDE ALTAMENTE CONDENADO POR ELE. E JÁ COSTUMEIRA ENTRE SEU PROPRIO POVO. POIS MAIS TARDE JÁ NA TERRA PROMETIDA, COMEÇAVAM ALÉM DA ADORAÇÃO DE IMAGENS CRIADAS POR HOMENS, SEUS deuses. DEUS MANDAVA CONSTANTEMENTE DESTRUIR ESTES POVOS, PORQUE ERAM ARVORES RUINS DE FRUTO RUIM,ERVAS DANINHAS, NÃO DIFERENTES DO QUE AQUELES QUE MATARAM A DANIELA A SANGUE FRIO, QUE ESTAVA PRESTES A TER SUA PRIMEIRA FILHA. DEUS SE ARREPENDEU DE TER FEITO O HOMEM PORQUE TODO O DESIGNIO DO SEU CORAÇÃO ERA MAL DESDE PEQUENO, DEUS VIA O QUE VEMOS HOJE; ASSASSINATOS, BANALIZAÇÃO DA VIDA, PEDOFILIA, ZOOFILIA, ROUBOS, ERA SÓ MALDADE CONTRA OS FRACOS E INOCENTES, E COMO NOS DIAS DE HOJE, NÃO HAVIA PORQUE DEIXAR O HOMEM SOBRE A FACE DA TERRA. SE DEUS QUISESSE, SERIA FÁCIL ACABAR CONOSCO E COMEÇAR DE NOVO. COMO O VASO NA MÃO DO OLEIRO. EU FARIA. ALIÁS, ELE FARÁ, DESTRUIRA SEUS INIMIGOS E AOS SEUS FILHOS FARA UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA, E O SEU TABERNACULO ESTARA NO MEIO, E NÃO PRECISAREMOS MAIS DO SOL, PORQUE ELE MESMO SERA A NOSSA LUZ. UMA CIDADE DE OURO E CRISTAL, COM BELEZAS JAMAIS VISTA POR OLHOS HUMANOS, PARA MIM ESTA DE BOM TAMANHO. MESMO QUE EU NÃO MEREÇA. MAS PELO MENOS ME ESFORÇO PARA ISSO

    ResponderExcluir
  11. OUTRA COISA...O HOMEM QUIZ SER COMO DEUS, E AGORA O CULPA PELA SUA MÁ ESCOLHA E DESOBEDIENCIA??? O QUE MERECEMOS MESMO??? E CONTIAMOS CULPANDO-O. QUANDO JESUS CRISTO DISSE QUE O PRINCIPE DESTE MUNDO, SATANAS ESTA AÍ, MANDANDO ,MENTINDO E ENGANANDO, E A UNICA PORTA DE SAÍDA É JESUS CRISTO, NOS REVOLTAMOS, QUEREMOS SEMPRE FAZER TUDO ERRADO E CONTINUARMOS COMO ADÃO E EVA, JOGANDO A CULPA NOS OUTROS. COMO COVARDES MENTIROSOS. QUEM NOS PROVA É SATANAS, DEUS NOS CONHECE. ASSIM COMO CONHECIA A JÓ, AO CONTRARIO, DE SATANAS QUE ACHAVA QUE JÓ ERA COMO EU E VOCE. ESTAVA ENGANADO, COMO SE ENGANOU COM JESUS. PORQUE QUANDO ELE ACHOU QUE HAVIA MATADO O FILHO DE DEUS, JESUS VENCEU A MORTE E O INFERNO´PORQUE NÃO MERECIA A CONDENAÇÃO POR SER FIÉL E JUSTO, E NÃO TER PECADO. NÃO ACHO NENHUMA INJUSTIÇA NISSO, PORQUE NOSSA CARNE MILITA CONTRA O ESPIRITO, E ESTA CONTAMINADA PELO PECADO. POR ISSO PRECISAMOS VIVER EM ESPIRITO E VIGILANCIA. OU NÃO LEU O QUE JESUS CRISTO AFIRMOU,QUE NO PORVIR, OS HOMENS SERÃO COMO OS ANJOS DO CÉU? A CARNE ESTA CONDENADA. E AQUELES QUE NÃO TEM O ESPIRITO SANTO DE DEUS TAMBÉM. SEI LÁ..NÃO VEJO PROBLEMA NISTO, QUANTAS VEZES JÁ FUI PROVADO, E MESMO QUASE NÃO SUPORTANDO NÃO RENUNCIEI POR AMOR A DEUS...E HOJE AGRADEÇO POR CADA SITUAÇÃO TERRIVEL QUE PASSEI, SENDO HUMILHADO, POR OUTROS """IRMÃOS"", MAS ENTENDI QUE SÃO UNS COITADOS, E SE NÃO SE ARREPENDEREM DE SUAS MÁS AÇÕES, NÃO PODERÃO VER A DEUS QUE ELES TANTO PREGAM, MAS NÃO CONHECEM...NÃO SÃO TODOS, MAS UM NUMERO BEM EXPRESSIVO...MAS FAZER OQUE? NÃO ESTOU NEM AÍ PARA ELES...O QUE ME INTERESSA É O CÉU. FAÇO COMO JESUS, PEÇO QUE OS PERDOE, PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM...E ESTE É O OUTRO EVANGELHO QUE PAULO FALOU, O QUE NÃO CONDIZ COM O AMOR E A JUSTIÇA DE DEUS E DE CRISTO. E ESTE EVENGELHO PREGADO POR ELES, QUE É BEM DIFERENTE DO QUE CRISTO PREGOU E ENSINOU, QUE SE CHAMA, O OUTRO EVANGELHO...

    ResponderExcluir
  12. Dilúvio comprovado pela ciência? Não, não foi.

    ResponderExcluir
  13. Esses crentes de cabeca fechada tem preguica de ler e estudar. Nao tem jeito...

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!