domingo, 18 de março de 2012

Coisas para dizer ao meu filho antes de morrer (parte2): meu afeto

Por: Marcio Alves

"(...) a vida é feita de fases, se você pular algumas dessas fases, a vida lá na frente te cobrarás e terás que de algum jeito viver ela"
Filho, tenho muitas coisas para te dizer ao longo de uma vida, mas não sem se isto será possível, pois as vezes a vida não espera você, e agora, não tens idade para uma conversa franca e verdadeira, pois não entenderias, e mesmo se entendesse, não suportaria agora, pois a vida é feita de fases, se você pular algumas dessas fases, a vida lá na frente te cobrarás e terás que de algum jeito viver ela.


"(...) Pois saiba que quando começamos a ter curiosidade por uma coisa, e buscamos lendo e questionando, é porque chegou a hora de sabermos sobre esta coisa."
Por isto, quero que seja criança quando na verdade tu és uma criança, e quando chegar a hora, e tiveres estruturas, lerás estas palavras de seu pai, que você mesmo irás procurar, e não porque alguém mandou você ler. Pois saiba que quando começamos a ter curiosidade por uma coisa, e buscamos lendo e questionando, é porque chegou a hora de sabermos sobre esta coisa. E isto é um processo natural que varia da constituição estrutural de cada individuo.

"(...) Por isto filho, mesmo não reconhecendo, somos todos “prostitutas” que vendemos, não os nossos corpos, mas aquilo que é mais precioso na vida que é o nosso tempo."
Saiba que o pai sempre te amou, e não foi possível passar mais tempo ao seu lado do que gostaria, porque o pai como todo ser humano, principalmente pobre, é um escravo do sistema que nos obriga trabalhar mesmo sem gostar pela necessidade do dinheiro. Por isto filho, mesmo não reconhecendo, somos todos “prostitutas” que vendemos, não os nossos corpos, mas aquilo que é mais precioso na vida que é o nosso tempo.

"(...) descobrirás que dinheiro é tudo sim, e quem diz que não é, é porque não tem e por isto despreza."
Não temo como fugir desta realidade, o que você pode fazer é tentar amenizar, estudando muito para escolher uma profissão que te de algo mais do que simplesmente dinheiro, muito embora, descobrirás que dinheiro é tudo sim, e quem diz que não é, é porque não tem e por isto despreza. Mas já que o trabalho por dinheiro é inevitável, tente escolher uma profissão que te agrade, de preferência que te de algum tempo para você gozar da vida, pois não há nada pior do que viver para trabalhar, tente trabalhar para viver.

Saiba viver os momentos da vida: se estais sem dinheiro, não tente bancar o endinheirado gastando com o que não tem, mas também se tiver, não sejais pão duro não querendo gastar dinheiro, pois saiba, que tudo passa, e se não souber viver nas circunstancias que a vida se apresentar para você, poderá viver na loucura do endividamento ou na mesquinhez do não gastar, e nada aproveitar.

"(...) Não esteja nem no pólo da total responsabilidade humana, onde se você é um fracassado a culpa é somente sua, mas também não esteja no outra extremidade que enxerga a vida como uma simples fatalidade “o que será será esta escrito nas estrelas”.
Entenda que se o seu pai não te deixou uma boa vida é que ele também não teve uma nem para ele mesmo viver. Por isto, faça você mesmo sua vida, na medida em que ela lhe for favorável.
Não esteja nem no pólo da total responsabilidade humana, onde se você é um fracassado a culpa é somente sua, mas também não esteja no outra extremidade que enxerga a vida como uma simples fatalidade “o que será será esta escrito nas estrelas”.

"Em fim, o pai sempre te amou e isto, é o que mais importa."
Entenda, que as situações que vivemos, sejam elas boas ou ruins, tem uma parcela de culpa as fatalidades que nos abatem, mas também da nossa capacidade de reviravolta e de saber lidar aproveitando ao extrair ao máximo mesmo da situações que nos são contrarias, coisas boas.
Em fim, o pai sempre te amou e isto, é o que mais importa.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!