segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

"Dicionário Filosófico" Voltaire


Voltaire, foi um dos filósofos mais influentes de seu tempo e sempre defendeu a elaboração de uma enciclopédia de conhecimentos gerais que estivesse ao alcance de todos. Persistindo na idéia, em 1764 publicou o Dicionário Filosófico.

Num dos diálogos constantes deste dicionário, um dos interlocutores se dirige a outro e o incita com este desafio: "Ouse pensar, meu amigo!". O desafio de Voltaire continua atual: ouse filosofar, ouse refletir sobre sua vida, sua história, a vida e a história de tudo o que o cerca e de tudo o que precedeu no tempo. Por isso Voltaire intitulou este livro de Dicionário Filosófico; de fato, ele abrange de uma forma ampla tudo o que uma ciência da filosofia e uma filosofia da vida e da história, em suas múltiplas manifestações, podem oferecer.

O autor coloca nas mãos do leitor, um instrumento que o induz a analisar e desmistificar tabus e preconceitos, que lhe abre a mente para o mundo e para o espírito crítico, para a reflexão, para o uso real e sem medos da própria razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!