domingo, 5 de julho de 2009

Resposta ao bispo (bispo?) Edir Macedo (3) vamos ver


Por: Marcio Alves


(Atenção! As palavras do Edir Macedo estão todas com letras maiúsculas)

Pagina 34 ele diz: “VERDADEIRAMENTE, UM PAI RICO SÓ PODERIA TER FILHOS RICOS. SE VOCÊ, AMIGO LEITOR, NÃO ESTÁ VIVENDO COMO UM ABUNDANTE FILHO DE DEUS, É PORQUE OU ESTÁ AFASTADO DAS ORIGENS DA SUA VERDADEIRA FAMÍLIA, OU NÃO QUER SE APOSSAR DA HERANÇA; ENTRETANTO, SE VOCÊ DESEJA VIVER VERDADEIRA VIDA QUE DEUS LHE TEM PREPARADO, COMECE HOJE, AGORA MESMO, A COBRAR DELE TUDO AQUILO QUE ELE TEM PROMETIDO.” (Edir Macedo)
Nesta terceira parte da serie, quero aborta um tema bastante pregado, não só pelo Edir Macedo, mas em muitas igrejas, pelos “pop stars” da teologia da prosperidade. Aliás, quero salientar que há muita gente honesta, integra, mas sem filtro teológico, que ouvem os “pop stars” (você meu caro leitor a de concordar comigo que, hoje em pleno século 21, pós- modernidade da era tecnológica, os meios mais eficazes de influencia, são; a televisão, radio e internet, os quais são os mais utilizados pela teologia da prosperidade (afinal eles são prósperos e podem pagar milhões em programas na televisão, quando não muito, chegam a comprar a própria emissora) e acabam aderindo a essa ideologia materialista. Os pregadores desavisados, que geralmente ministram varias vezes por semana, tem como fonte principal essas pregações. (pregações?)

Continuando no mesmo texto o assunto hoje será: “COMECE HOJE, AGORA MESMO, A COBRAR DELE TUDO AQUILO QUE ELE TEM PROMETIDO.” (Edir Macedo, pagina 34)
Veja que, a frase acima vai ser repetida em outras paginas, mostrando a intencionalidade do autor.
Pagina 52 diz: “O DITADO POPULAR DE QUE “PROMESSA É DIVIDA” SE APLICA TAMBÉM PARA DEUS. TUDO AQUILO QUE ELE PROMETE NA SUA PALAVRA É UMA DIVIDA QUE TEM PARA COM VOCÊ, AMIGO LEITOR.” (Edir Macedo)
Pagina 55 diz: “...QUANDO VOCÊ CRÊ COM TODA A SUA ALMA QUE JESUS NÃO MENTIU E EXIGE D´ELE O CUMPRIMENTO DO QUE PROMETEU, ENTÃO VOCÊ TEM A FÉ POSSUIDORA E NADA PODERÁ IMPEDIR QUE VOCÊ SEJA ABENÇOADO.” (Edir Macedo)

Percebam que os verbos: “DIVIDA”, “EXIGIR”, “COBRAR” é muito utilizado pelo autor em questão. Essa é uma das epidemias que se alastrou no meio “evangélico”. È comum você ouvir uma pregação de pastores (pastores) ensinando como “COBRAR”, “EXIGIR”, “DETERMINAR” e até “COLOCAR DEUS NA PAREDE”! Afinal Deus tem “DIVIDA”, e, portanto, é “OBRIGADO” a “PAGAR” tudo que ele nos “DEVE”! Vamos á bíblia sagrada, e ver o que ela nos ensina sobre a questão em apreço.

1- O que nós merecemos:
“De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.” (LM 3 v 39)
O homem não tem, do que queixar (reclamar ou exigir) de Deus, a não ser dos seus próprios pecados.
Pois o homem não tem méritos diante de Deus, porque.....” todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia” (IS 64 v 6)
Repare que o versículo acima não diz que as nossas injustiças são “como trapo da imundícia”, antes, diz que “as nossas justiças” é o que são.
Logo, nem mesmo o mais justo homem tem méritos para com Deus!
Isso levou o salmista no salmo 8 v 4 a perguntar: “Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?”

O que somos nós?
Resposta em Salmos 103 v 14: “Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.”

Então o que merecemos?
Condenação, morte, juízo, destruição, castigo e coisas semelhantes a essas. Por isso que Jeremias em lamentação 3 v 22-23 nos diz: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.”
Não são as nossas pretensas justiças, méritos ou boas obras, mas as MISERICÓRDIAS do Senhor.

O que é misericórdia?
Misericórdia de uma forma bem simples é: “Deus não dá aquilo que merecemos.”
Como diz o salmista: “Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniqüidades.” (SL 103 v 10)
É isso mesmo! Parece ironia, mas não é não!
Numa cultura “evangélica” brasileira, onde as mensagens enfatizam muito o “REIVINDICAR OS SEUS DIREITOS” diante de Deus, a palavra de Deus vai na contramão do sistema “evangélico”, nos ensinando que não temos direitos á cobrar de Deus.
Pelo contrario, a nossa oração em vez de “EXIGIR”, “DETERMINAR”, “MANDAR” em Deus pelos nossos direitos, deveriam ser o inverso, a saber, “PEDIR”, “SUPLICAR” que Deus não nos dê o que merecemos! Ou seja, que ele seja MISERICÓRDIOSO!

2- O que Ele nos deve:
“Quem primeiro me deu, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu.” (Jó 41 v 11)
Deus não “DEVE” nada á ninguém!
Não há méritos como também não há deméritos algum, em receber ou deixar de receber algo de Deus!
Isso se chama Graça!

Se na Misericórdia não recebemos o que merecemos, na Graça recebemos o que não merecemos! Glória a Deus!
Isso é pura Graça! Favor (benefícios, bênçãos) imerecido!
O problema é que, a igreja contemporânea quase não fala sobre Graça, e pior ainda se vive com Graça, debaixo da Graça, pela Graça, através da Graça. Que sem Graça, não ter Graça, mais que desgraça!

Mas mesmo que não queiram, tudo se move por Graça!
“O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas....... Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos...” (AT 17 v 24-25, 28)
Só de o mundo com todas as pessoas boas e más continuar existindo é pura graça de Deus. Na verdade a criação já é uma manifestação de Graça.
Sabendo Deus, que o homem iria corromper-se, antes mesmo de criá-lo, e ainda sim o cria, é Graça que não acaba mais.
E isso me leva a gritar: “Maravilhosa Graça”! “Graça a Graça do Deus da Graça”!

3- O que merecemos, merecemos em Cristo, o que nos deve, deve em Cristo:
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.” (EF 1 v 3)
Nós somos abençoados em Cristo!
“Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.” (1 Co 1 v 30)
Esse versículo resumiu bem, o que estamos querendo expressar aqui. Em Cristo, fomos justificados, santificados, redimidos e feitos sabedoria.
Aliás, Em Cristo (pelo seu mérito) fomos abençoados (graça), e escapamos da condenação. (misericórdia)
E por isso que Paulo afirma em Romanos 8 v 1: “PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.”

Finalizando essa terceira postagem, o Edir Macedo, fala sobre as promessas de Deus, pois saibam meus amigos e visitantes internautas, que essas por sua vez, estão todas em Cristo.
É só ler 2 Corintios capitulo 1 versículo 20, que diz: “Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós.”


(Continua..............)


Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Um comentário:

  1. Oi Marcio,ó nois aki otra vez,tá?
    Se Edir Macedo faz uso das promessas de Deus com motivação errada,não é por isso que Deus não prometeu e se prometeu não deve cumprir,que eu vou deixar de acreditar e 'cobrar'.Em Romanos 15:4 diz que tudo foi escrito para o nosso ensino,tudo é tudo.Outros profetas,escritores e autores defende a idéia de que a nossa oração deve ser embasada com as promessas Dele.Corrie Te Boon orando com o irmão André (Portas Abertas) ele diz que ela orava de uma forma que ele nunca viu.Ela levantava a bíblia aberta em direção ao céu , colocava o dedo em cima da promessa escrita e perguntava a Deus se foi Ele quem escreveu aquela promessa? Então ela pedia que Ele a cumprisse,ela já está na glória e não me consta que foi uma cristã leviana.Josafá (2 Cron 20)quando orou citou promessa feita a Abraão,e ainda disse 'teu amigo'explorando amizade de Deus por Abraão,do qual ele descendia.Os profetas tinham esse costume.No Salmo 77 há perguntas cabeludas do salmista:"Caducou a sua promessa"? Como que dizendo: o que VC falou não está valendo? Ora,sem Edir Macedo na jogada.Eu sou filho e Ele é pai,há entre nós intimidade para as nossas perguntas e inquirições e Deus não demonstra ficar zangado,nós é que ficamos zangados qdo um filho de Deus mais ousado e atrevido se comunica com o Papai desta forma.Ora se prometer algo não é dívida,então o que é? Se eu prometo algo a meu filho e não dou,e o filho me cobra,eu não posso ficar zangado,eu tenho que cumprir o que prometí.Deus se submete a Sua própria Palavra,veja em Jeremias 1:12,e se Jesus disse e o que Ele disse é verdadeiro em João 14:12-14,não é jogar conversa fora,é coisa séria.Sim,sim e não,não,o que passar disso é do maligno,tá?
    Não sou simpatizante de Edir Macedo(bispo MacAlister(Nova Vida) antes de morrer me contou parte da história do Edir),mas não posso criar ou ter pré-conceito sobre promessas das Escrituras e seu uso por causa dele.Pegar Deus pelo pescoço e obrigá-lo a cumprir Suas promessas pode ser um termo que não se coaduna(nós não aceitamos),mas vejamos então o que Jeremias no capítulo 20 fala a respeito de Deus.Ele chama Deus de 171,na gíria,tá? Leia nas diversas versões e tire suas conclusões,ele amaldiçoa o dia em que nasceu,preferia ficar morto no ventre da mãe e vai + adiante,e Deus o que fêz com Jeremias? Nenhuma repreensão,mas nós dizemos que não faríamos aquilo,mas o profeta fez,e daí?.Precismos estudar mais a Bíblia com os olhos de Jesus como fez Jim Bakker qdo estava preso.Ninguém tem o direito de anular as promessas de Deus - seja Edir por seu comportamento alomprado ou nós com os nossos pré-conceitos e assim nós atrapalhamos os que creêm nas promessas.Promessa é promessa.Se Ele prometeu derramar do Espírito sobre toda carne,Ele terá que fazer,caso contrário nós ficaremos secos e mortos,e isso não tem acontecido,pelo menos por agora,tá?
    Somando contigo,um abraço temperado com alho do brother tito from brasília.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!