domingo, 5 de julho de 2009

Resposta ao bispo (bispo?) Edir Macedo (2)


Por: Marcio Alves



(Atenção! As palavras do Edir Macedo estão todas com letras maiúsculas)

Nesta postagem vamos direto á algumas declarações do Edir Macedo. (já que na primeira postagem, que foi a introdução, não chegamos a refutar nem um ensinamento do mesmo)
Abaixo exponho na integra (para não distorcer) sua declaração:
Pagina 34 ele diz: “VERDADEIRAMENTE, UM PAI RICO SÓ PODERIA TER FILHOS RICOS. SE VOCÊ, AMIGO LEITOR, NÃO ESTÁ VIVENDO COMO UM ABUNDANTE FILHO DE DEUS, É PORQUE OU ESTÁ AFASTADO DAS ORIGENS DA SUA VERDADEIRA FAMÍLIA, OU NÃO QUER SE APOSSAR DA HERANÇA; ENTRETANTO, SE VOCÊ DESEJA VIVER VERDADEIRA VIDA QUE DEUS LHE TEM PREPARADO, COMECE HOJE, AGORA MESMO, A COBRAR DELE TUDO AQUILO QUE ELE TEM PROMETIDO.” (Edir Macedo)
Comecemos pelo começo. (desculpe-me, por minha proposital redundância)

“.......UM PAI RICO SÓ PODEIRA TER FILHOS RICOS”
Não é que o Edir Macedo tem razão!
Deus é rico, portanto todos os cristãos são ricos! Inclusive os Cristãos que moram (e que talvez continue morando!) em favelas, muitas vezes padecendo por necessidades, tendo que sobreviver com um miserável salário mínimo e outros desempregados recebendo bolsa família, que é, a ajuda do governo. (já que as “igrejas” só querem receber, e não dar, Deus tem que suprir de outros jeitos)
E não estou sendo sarcástico, (pelo menos, não desta vez) é que a própria bíblia nos revela isto.


Pois vejamos:
“Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?” (TG 2 v 5)
Portanto, contrariando a lógica do Edir Macedo, todos que são filhos de Deus, não importam como se encontram financeiramente, (sem carro, morando de aluguel, tendo que viver com um salário miserável, doente) não serão ricos, mas já são ricos na FÉ! A maior riqueza, vitoria, prosperidade e triunfo, é: (como diz o meu amigo Edson moura) NOSSA FÉ EM DEUS!

Por isso é, que a bíblia afirma: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” (RM 8 v 37)
Antes que algum desavisado diga: “somos mais do que vencedores, portanto, vencemos e sempre venceremos ganhando carro, casa, dinheiro e curas.” Esperem um pouco ai! Embora possamos ter carro, casa, dinheiro e curas, (quero deixar claro aqui, (para que não venham deturpar as minhas palavras) não estou inventando uma nova teologia, (á saber, a teologia da miserabilidade) que o verdadeiro Cristão tem de ser pobre, desempregado e doente, não é isso não! Antes deixo claro que, tanto riqueza ou pobreza, emprego ou desemprego, saúde ou doença, não são critérios para avaliarmos a espiritualidade de uma pessoa, porque os ímpios convivem com isso, uns prospera, e, por conseguinte conquistam apartamentos, carros, dinheiro e posição financeira, outros, contudo, perdem empregos, moram de aluguel, e assim é, com aqueles que Servem a Deus), mas voltado para o texto em analise, diz o contexto, (que são os versículos que precedem o mesmo) o seguinte: “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro.” (RM 8 v 35 – 36)
Então vejam, a verdade do texto, que infelizmente os “pop stars” da teologia da prosperidade não ensinam! (esse é o outro lado do evangelho) A expressão paulina “mais que vencedores”, respeitando o sentido do texto, é vencer passando por “tribulação”, “angústia”, “perseguição”, “fome”, “nudez”, “perigo” e “espada”. O sentido espetacular e profundo que Paulo nos ensina é que, a maior vitoria do Cristão consiste em passar por tudo isso e não se “separar do amor de Cristo”.

Pergunto aos meus amigos internautas, que são; pessoas inteligentes, qual a maior fé, aquela que recebemos o livramento e acreditamos em Deus ou mesmo na adversidade, sem livramentos, sabendo que Deus tem todo o poder e pode nos livrar e não nos livra, mesmo assim continuamos servindo a Deus? Outrossim, percebam que Paulo utiliza-se da expressão “EM TODAS ESSAS COISAS”, fazendo menção “AS COISAS” que já expomos acima.

A bíblia menciona que Deus fez um elogio a igreja de Esmirna, dizendo: “Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.” (AP 2 v 9) Observem que, mesmo a igreja de Esmirna sendo pobre (financeiramente), Deus a considerava rica, (espiritualmente) pois mesmo que sejamos pobres, (financeiramente) somos os mais ricos deste mundo, pois nossa grande riqueza não se concentra em coisas perecíveis, mas antes o nosso tesouro está nos céus.


Há um grande contraste ente a igreja de Esmirna e a igreja de Laodicéia, pois esta última era rica, (financeiramente) mas nem por isso escapou de duras criticas do próprio Deus, que disse que eram pobres. (espiritualmente)
“Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu.” (AP 3 v 17)
Então vejam que, riquezas materiais não são critérios para avaliarmos o grau de espiritualidade de alguém. (nem a pobreza)
O mundo mede o valor de alguém por aquilo que possui (ter), mas Deus nos mede por aquilo que somos. (ser)
Embora, volto a afirma que não é pecado ter (riqueza, bens, saúde), mas o nosso alvo tem que ser o ser.

Ademais, possuímos riquezas incomensuráveis e incorruptíveis, que só são herdadas pelos filhos de Deus, aqueles que se entregaram a Cristo.
As riquezas de Deus são:
1- Riquezas da sua benignidade:
“Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?” (RM 2 v 4)
2- Riquezas da sua glória
“Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,” (RM 9 v 23)
3- Riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus
“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” (RM 11 v 33)
4- Riquezas da sua graça
“Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,” (EF 1 v 7) “Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.” (EF 2 v 7)

(Continua..............)


Porque dele e por ele, e para ele, são todas
as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!