domingo, 5 de julho de 2009

Resposta ao bispo (bispo?) Edir Macedo (1)




Por: Marcio Alves


(Atenção! As palavras do Edir Macedo estão todas com letras maiúsculas)
Inicio uma serie de argumentações, onde abordarei assuntos concernentes ao livro do Edir Macedo em titulado “Vida com abundância”.
Estarei expondo alguns pontos, (Se eu fosse por todos os pontos que discordo, não escreveria uma postagem, mas um livro) onde estarei refutando á luz das escrituras, ensinamentos nocivos a Fé.
O livro em apreço “vida com abundância”, (sendo imparcial) apresenta alguns (pouquíssimos) ensinos que podem ser aproveitados.

Como por exemplo:
Pagina 11 diz: “....MAS A GRANDE VERDADE A QUE NINGUÉM PODE FUGIR É QUE A MENSAGEM BIBLICA É A CHAMADA DO HOMEM PARA QUE VOLTE Á COMUNHÃO COM DEUS.” (Edir Macedo)
Dos nossos (autores desse blog) grandes ideais, a busca pela comunhão com Deus é o maior alvo.
Pagina 40 diz: “.....NÃO TEMOS NADA; TUDO PERTENCE AQUELE QUE É ETERNO.”(Edir Macedo)
Mas uma grande verdade, pois Deus é a fonte de toda criação e sustentação. Alias, Deus tem direito sobre toda criação por causa de três motivos: 1- Criação. 2- Sustentação. 3- Redenção.

Há mais algumas coisas boas no livro, mas estas fogem do nosso foco e do propósito maior do blog que é, confrontar o falso “evangelho”. Que, diga-se de passagem, tem sido uma das grandes armas do diabo, que é; não a mentira, mas a falsificação.
Pois qual é mais difícil de descobrir, a mentira ou a meia-verdade?
Falar que Deus abençoa, prospera e cura, é verdade, mas omitir o outro lado do Evangelho de Cristo que é arrependimento, conversão, salvação, renuncia, negar a si mesmo, perdão dos pecados, graça, justificação, eleição e, deixar de ensinar que passamos por dificuldades, lutas, aflições e perseguições, é falsificar o “evangelho” e portanto dizer meia-verdade.

Por isso tomei muito cuidado e li todo o livro, para poder fazer uma analise justa.
Seguindo orientações da própria bíblia, onde Paulo nos estimula á: “Examinai tudo. Retende o bem.” (1 TE 5 v 21)
Embora não recomendo aos neófitos, (novos na fé) que devem primeiramente procurar com esmero estar em contato com a verdade.
Conseguimos detectar a mentira mais facilmente, quando estamos familiarizados com a verdade.
É como um caixa de banco, quando questionado como consegue identificar dinheiro falso, ao que respondeu: “Estando em contato direto e diário com dinheiro verdadeiro.”

Porém aos que se julgam (analise deve partir da própria pessoa, pois a bíblia diz que “cada um julgue a si mesmo”) maduros na fé, recomendo-o, a leitura do livro que é uma síntese da proposta da teologia da prosperidade.
Diz uma máxima dos generais que: “Para combater o inimigo é preciso conhecer suas armas”.
Digo isso não relacionado á pessoa do Edir Macedo, mas antes, contra a ideologia dele. (Pois temos que combater as idéias, nunca as pessoas)
Por isso é que analiso as propostas ideológicas do livro e não o caráter do Edir Macedo.
Concernente a teologia da prosperidade, ser inimiga do Evangelho de Cristo, provo dentro da bíblia, leia você mesmo: “Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. (FL 3 v 18 e 19)
Entenda que, não há problema em se pensar em trabalho, estudo e coisas semelhantes a essas, o grande problema é “só pensam nas coisas terrenas”. E essa é a nossa grande luta. (às vezes sou meio injusto com o senhor e meus irmãos, pois penso como Elias, que nessa luta estou sozinho, ai tenho que lembrar que tem mais “7 mil que não se dobraram os joelhos diante de baal”) Não sou contra a prosperidade, porque não há problema em o Cristão ser prospero, mas sim contra a TEOLOGIA da prosperidade.


Esse ensinamento doentio, que afere o Cristão pelos bens que possui. Se o cristão tem carro, casa, (diga-se de passagem, que não é qualquer carro e casa não, antes se chega ao absurdo de prometer carro importado, mansão e por ai vai) saúde e dinheiro no bolso, é servo de Deus. Agora, se o Cristão vive em dividas financeiras, (com essa crise mundial, quem é que não tem contas á pagar) doente, (me desculpe, mas é muita cara de pau prometer ás pessoas que, não vão ficar doentes, e que se ficar, Deus é “obrigado” a curar) não tem carro, (a esmagadora maioria dos evangélicos embarca todo o dia em trens e ônibus lotados para ir ao trabalho, por isso que é verdadeiro o ditado popular que diz: “o pior cego não é o que não enxerga, antes é o que enxerga e não quer ver”) está desempregado, (quem é que nunca ficou?) e passando por necessidade, (isso pode vir acontecer e acontece com os Cristãos) é porque está em pecado, não tem fé ou não deu a oferta especial, e isso é diabolicamente satânico!

Portanto, sejamos como os bereanos que: “Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” (AT 17 v 11)

(Continua..............)


Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!