quinta-feira, 11 de junho de 2009

Um Outro Evangelho


Por: Marcio Alves
Porque “Um outro Evangelho?"

Quando escrevo “Um outro Evangelho”, estou afirmando que, não coaduno com esse “evangelho” que atualmente tem sido difundido no meio cristão.
Um “evangelho” (com “e” minúsculo e entre aspas, para mostrar que não estou referindo ao verdadeiro Evangelho) antropocêntrico, que visa à satisfação egoísta do ser humano.
Que o põe no palco, como centro das atenções, e não, o Deus todo-poderoso.
A ênfase da mensagem cristã hodierna tem sido: “o que Deus pode fazer por você”, e não, o que “temos que fazer para Deus”.
Coloca o criador como empregado, á serviço do homem.

Portanto, tento ir na contramão, não só do sistema do mundo, mas também na contracultura "evangélica" Brasileira.
Refiro-me á "evangélica", com essa identificação da mídia-radiofônica, a qual convenhamos, tem sido de grande influencia para o povo, e de certa forma, á "cara" (identidade) dos “evangélicos”.
Percebo uma grande discrepância, entre o Evangelho dos "evangélicos", e o, Evangelho do Reino de Deus.
A proposta do evangelho dos "evangélicos" é: bênçãos materiais, carro, casa, dinheiro, saúde, emprego, segurança, conforto, ou seja, um "deus” (com "d" minúsculo, para mostrar que não me refiro ao Deus das escrituras) pagão, que se possa manipular. Um “deus” do ventre, como disse o Apostolo Paulo: “Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas.”(FL 3v18-19)

Basta olharmos para as campanhas "evangélicas", ou dias de cultos, marcados como: "culto (ou campanha) da prosperidade, culto (ou campanha) da cura e etc."
Que mais se assemelha com os santos da igreja católica; santo expedito - das causas impossíveis, santo Antônio - dos casamentos e etc.
Acontece que não temos o "seis", mais temos o "meia dúzia".
Trocando em miúdo, não temos santos específicos para causas especificas, mas temos cultos (ou campanhas) específicos para problemas específicos.
Já o Evangelho do Reino de Deus em contrapartida, tem como proposta: Transformação do homem interior e não das circunstancias.

A verdade é que não se melhora de emprego por ser evangélico, nem se passa em faculdade por ter fé. Se fosse assim, só teríamos nas faculdades ou nas melhores empresas, pessoas que professam á fé. A maioria dos ricos seriam os evangélicos.
E na verdade, á pratica não é bem assim.
O IBGE constatou que, nas religiões, as pessoas que mais ajudam, financeiramente falando são os crentes, mas, no entanto são os mais pobres.
Se fossemos medir á espiritualidade de alguém pela conta bancaria, os traficantes, jogadores de futebol e, políticos corruptos, seriam os mais espirituais.
O sermão da montanha de Jesus nos revela o verdadeiro conteúdo do Evangelho.
Lá, Jesus não nos falou de dinheiro, saúde, poder e conforto como ideais na vida cristã.

Pelo contrario, ele vai à contramão do sistema que impera no mundo e nas "igrejas” (digo, não todas, mas, a maioria), e dá uma lista dos bem-aventurados.
Leia por exemplo Mateus capitulo 5 até o 7.
Lá estão as diretrizes do verdadeiro cristão.
No capitulo 6 e versículo 33 de Mateus Jesus disse:
"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."
Veja que a prioridade dos verdadeiros Evangélicos, é a busca pelo Reino de Deus, que na explicação de Paulo é o seguinte:
" Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo." Rom. 14v17.
Pasmem o Reino de Deus não tem nada haver com bênçãos materiais.
Antes, contudo, sobretudo e acima de tudo, com o homem interior.

A cura ela é uma manifestação de Deus, mas na verdade não tem que ser o foco da nossa busca, sabe por quê?
Por que, ela não passa de remendo novo em pano velho.
Trocando em miúdo, você tem uma doença, você ora e Deus cura, mas depois de certo tempo, você vai ficar doente de novo.
Isso está bem lúcido, nas palavras de Paulo em 2 coríntios capitulo 4 e versículo 16:
"Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia".

E finalmente de uma vez por todas, em síntese... O Verdadeiro seguidor de Cristo e, por conseguinte do Evangelho consiste em: Amar e servir á Deus, não pelo que ele pode dar (porque sabemos que ele pode dar), mas pelo que Ele é. Como disse Ricardo Gondim: “Quem se obriga verbalmente a dar tudo, se adorado, é o diabo, nunca Deus (Mateus 4:9).”
Só o amamos e o servimos em resposta ao seu imensurável Amor. Isso é o que o Apostolo João afirma: “Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.” (1 Jo 4v19)
Somos constrangido e motivado pelo Espírito Santo, á servi-lo por causa do seu sacrifício. A cruz de Cristo nos leva a ficar de joelhos diante Dele. (2 co 5v14)
Não há nada mais valioso nas mãos de Deus, do que os pregos da crucificação.

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!