quinta-feira, 11 de junho de 2009

Nossa Vitória é a Fé em Deus



Por: Edson Moura

Minha intenção não é introduzir minha “idéia” nas mentes dos meus leitores, mas sim, fazer com que eles tenham novas “idéias” a partir das minhas. Não sou o detentor da verdade nem o quero ser, pois a única verdade é Cristo “Eu sou o caminho a VERDADE e a vida”,mas defendo com minha própria vida as minhas teses, pois como disse Martinho Lutero: “não é saudável para o homem ir contra sua consciência” portanto, examinem o quê vos escrevo, consultando a Bíblia e tenham total liberdade para comentar ou criticar meus escritos.Boa leitura!

"Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno". I João 5:19
João usa muito o verbo "saber". Ele fala com certeza, não faz adivinhações. I João 2:29: "E sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele". I João 3:5: "E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado". I João 3:14: "Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte". I João 3:24: "E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado". I João 5:2: "Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos". I João 5:18: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca".
I João 5:19: "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno".

Vemos aqui a raça humana divida em dois grupos. Os que são de Deus e os que são do maligno (Satanás). Os de Deus são descritos de várias maneiras: nasceram de novo, são chamados crentes em Cristo, fazem o que é certo, Jesus Cristo os guarda, de certo modo não vivem pecando. I João 3:9: "Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus". I João 5:18: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca".
O segundo grupo é chamado "todo o mundo". É óbvio que isto não significa cada pessoa no mundo, porque o povo de Deus também vive no mundo. Este segundo grupo "está no maligno", são de Satanás. Não amam nem conhecem a Deus. Alguns fizeram parte do corpo dos crentes, mas saíram, porque não eram deles. I João 2:19.
Vamos examinar cada grupo com mais cuidado e em oração.

GRUPO QUE PERTENCE A DEUS

1. Este grupo pertence a Deus de modo peculiar e especial. De certo modo cada indivíduo pertence a Deus. Ele é o Criador, o Dono e o Juiz de todos. Em Deus tudo vive, move-se e existe. Mas nosso texto não está falando de Deus como Criador, nem Dono nem Juiz, mas sim de Deus como Salvador. Todo mundo não tem um Salvador divino. Nosso texto fala sobre relacionamento espiritual para com Deus. Este grupo pertence a Deus como um filho pertence ao pai.
2. Os salvos pertencem a Deus que é o Autor da vida moral e espiritual de cada um deles. Os perdidos tem vida física, mas se os considerarmos como seres morais, estão mortos em ofensas e pecados. O povo de Deus tem uma vida que é eterna, que não pode ser perdida nem jogada fora. O crente não pode jogar for a vida no sentido de perder a salvação, nem pode ser roubado desta vida, porque ela está na mão do Pai e ninguém pode arrancá-la de lá.
3. Evidências que somos de Deus. Isto é de suma importância. Como sabemos que somos de Deus? Como podemos agüentar dizer que sabemos que somos de Deus? Este conhecimento chama-se fé, é o conhecimento que se baseia na Palavra de Deus. É fé que se apoia em fatos:

(1). Sabemos que o Filho de Deus veio. E veio para tirar nossos pecados, através do sacrifício de si mesmo. Não precisamos de nenhum outro Salvador; Cristo é nossa única esperança. II Timóteo 1:12: "Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido (grifo meu), e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia".
(2). Sabemos que ele nos deu entendimento. I João 5:20: "E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna". Lucas 24:45: "Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras". II Coríntios 4:3-4: "Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus".
Os salvos tem um conhecimento do Evangelho que salva. E não recebem este conhecimento de nenhum professor humano. Deus os ensina. João 6;45: "Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim". Somos ensinados a crer, do mesmo modo como somos ensinados a amar. I Tessalonicenses 4:9: "Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros". As verdades espirituais que salvam têm que ser entendidas espiritualmente. E isto não pode acontecer sem o ensino espiritual que só o Espírito Santo pode dar.

TODO O MUNDO ESTÁ NO MALIGNO

1. O que significa "todo o mundo"? Significa a sociedade humana em sua condição original caída, longe da graça de Deus. Cristo disse a seus discípulos: "Mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo", João 15:19.
2. A condição do mundo no maligno (Satanás) é passiva. A palavra "está" sugere isto. O mundo não se rebela contra Satanás; mas é levado cativo por sua própria vontade. O mundo se rebela contra Deus, mas segue Satanás com entusiasmo. Cristo disse: "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai", João 8:44.

COMO PODEMOS SAIR DAS GARRAS DE SATANÁS?

1. Não podemos nos tirar à força para sair de suas garras. Isto seria auto-salvação. Não saímos porque somos mais inteligentes do que os outros. A salvação não é um prêmio escolar.
2. Somos arrancados do controle de Satanás pelo poder de Deus. II Coríntios 10:4: "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruir das fortalezas". Vamos considerar este processo ou obra de Deus em nos livrar de Satanás.
É um processo moral, não físico. Envolve a mente, o coração e a vontade. Operam-se estas faculdades no livramento do pecador das garras de Satanás. A mente carnal odeia Deus e tem que ser mudada para amar Deus. A mente e o coração estão escurecidos pelo pecado e tem que ser dados um entendimento.
O coração como a fonte da afeição humana tem que ser tratado também. O pródigo teve que tornar em si. O coração ama o que é errado; é enganoso e perverso mais do que todas as coisas! Só Deus pode dar um novo coração e uma nova mente.
A vontade como a fonte da escolha só escolhe o que é errado. Mas na conversão, Deus opera em nós tanto o querer como o efetuar segundo a Sua boa vontade.

CONCLUSÃO

Estas verdades devem ter um efeito duplo em nós crentes.
1. Devem nos tornar mais humildes. Não fizemos a nós mesmos, mas somos feitos pela graça de Deus. Não nos fizemos diferentes dos outros. Pela graça de Deus somos o que somos como crentes. Somos salvos da culpa do pecado por causa de Cristo e somos salvos das trevas do pecado pelo Espírito Santo que brilhou em nosso coração dando-nos a verdade do Evangelho.
2. Devem nos tornar mais gratos. A humildade e a gratidão são graças gêmeas.
3. Devem nos tornar mais esperançosos. Se somos de Deus, então um dia estaremos com Ele e seremos semelhantes a Cristo. Se fomos chamados e justificados, podemos ter certeza de que seremos glorificados. Filipenses 1:6: "Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo". Não existem projetos abandonados no campo da graça.
4. Devem nos desafiar para procurar fazer cada vez mais firme a nossa vocação e eleição.

Que Deus continue nos abençoando, AMÊM

2 comentários:

  1. Edson,não tem nada melhor neste mundo do que a fé,pois ela transforma totalmente a vida de uma pessoa que não tem esperança,que vive uma sem sentido e sem direção,Jesus muda vidas através da fé Nele,Paulo disse que se fez de todo tipo de pessoas para salvar alguns pois bem vamos continuar compartilhando nossa fé,como diz em romanos 10.14 em diante a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus.
    abraço de seu irmão.

    ResponderExcluir
  2. Mano, obrigado por ler nossos textos e também por comentá-los, seus comentários são o nosso termômetro para saber que as mensagens estão surtindo o efeito desejado, que é simplesmente a reflexão.
    Deus abençoe você e a Renata.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!